Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O gelo seco é um elemento composto ou mistura?

Posted by Paula Vier on 27/01/2023 05:38:52

Uma das dúvidas mais frequentes em relação ao gelo seco é se é um elemento composto ou mistura.

É por isso que na Cold Jet vamos te explicar, em detalhes, que é um dos materiais mais cobiçados da atualidade por indústrias de diversas áreas: o gelo seco.

Que tipo de mistura é o gelo seco?

O gelo seco, também conhecido como neve carbônica, é dióxido de carbono (CO2) no estado sólido que é obtido através do dióxido de carbono líquido.

A diminuição da temperatura e da pressão do CO2 faz com que se converta em uma espécie de neve seca e essa é a razão pela qual é popularmente chamado  de "gelo seco".

O gelo não surge de uma mistura, mas é um composto que consiste em uma molécula de dióxido de carbono quimicamente ligada a duas moléculas de oxigênio.

Como o gelo seco se forma?

O gelo seco é, nem mais nem menos, dióxido de carbono no estado sólido produto da diminuição da temperatura e da pressão do CO2. 

Por não possuir uma base aquosa, sua sublimação não deixa umidade, sendo o principal motivo pelo qual um de seus usos mais comuns é na limpeza industrial.

Lembre-se de que a sublimação é a conversão de um material da fase sólida para a gasosa sem passar pelo estado líquido.

As principais propriedades são:

  • Temperatura de -78.5°C.
  • É asséptico, inodoro e insípido.
  • Não é inflamável.
  • Não é tóxico.
  • Não contém bactérias nem germes. 
  • Esfria por sublimação (ao absorver calor, passa do estado sólido para o gasoso sem deixar resíduos de umidade).
  • Tem uma capacidade 3,3 vezes maior que o gelo de água.

Que componentes tem o gelo seco?

O gelo seco é Dióxido de Carbono (CO2) em estado sólido que é obtido a partir do Dióxido de Carbono em estado líquido.

Deve-se notar que, durante todo o processo, o elemento nunca passa pelo estado líquido. Ele se transforma de sólido em gasoso diretamente, o que é conhecido como "sublimação". 

Por outro lado, a diminuição súbita da temperatura e a grande pressão do CO2 fazem com que adote a aparência de neve e esta é a razão pela qual também é conhecida como "neve carbônica".

Finalmente, o gelo seco é comprimido a alta pressão para formar pequenos blocos ou pellets.

O gelo seco é um elemento composto ou mistura?

O gelo seco é um composto porque cada elemento, ou substância simples, encontrado na tabela periódica (neste caso, o CO2) é considerado desta forma.

Neste caso particular, é um átomo de carbono ligado a dois átomos de oxigênio, que não podem ser separados a menos que sejam utilizados meios químicos.

Em suma, o gelo seco é uma substância pura, composta, que não se derrete. Ignora o estado líquido e se forma diretamente do sólido ao gasoso (sublimação).

Como o gelo seco é produzido?

A maneira mais segura e eficiente de produzir gelo seco para fins industriais é através de máquinas especiais, conhecidas como peletizadoras.

Este equipamento tem a capacidade de fabricar pellets de gelo seco, pequenos compostos que são utilizados para jateamento com gelo seco ou para o transporte ou armazenamento de produtos sensíveis.

As peletizadoras têm a capacidade de produzir, mantendo as propriedades da neve carbônica, uma qualidade que os torna a melhor alternativa para aqueles que precisam deste composto. 

Usos do gelo seco

Atualmente, os principais usos do gelo seco estão nas seguintes situações:

Limpeza industrial

 A limpeza com gelo seco, também conhecida como limpeza criogênica, é uma técnica que se baseia na projeção de partículas de CO2 em estado sólido através de uma máquina industrial especial.

Essas partículas de neve carbônica (pellets) são aceleradas a 300 m/s a - 80 ° C que, quando impactam contra uma superfície, tornam-se gasosas

Esse processo gera um choque térmico que faz toda a sujeira saltar, deixando o ambiente completamente limpo e sem nenhum dano. 

Essas particularidades tornam o gelo seco perfeito para a higiene diária de camadas residuais de materiais como verniz, cola, tinta, óleos, graxas, fuligem, lubrificantes e antiderrapantes, entre outros.

Outra das grandes vantagens desse método é que ele não deixa resíduos secundários, já que nunca passa para o estado líquido e, consequentemente, não haverá umidade.

Manutenção de alimentos

O gelo seco tornou-se um elemento-chave para uma boa conservação de alimentos perecíveis. Especialmente aqueles que precisam manter uma temperatura baixa para não perder suas propriedades nutritivas.

Especificamente, falamos de carne vermelha, frango, peixe e produtos lácteos, que exigem que a cadeia de frio não seja quebrada para chegar às prateleiras dos supermercados ou à nossa mesa em excelente estado.

Se a temperatura não estiver correta para manutenção, esses alimentos apodrecem, perdendo assim sua cor, sabor e, principalmente, propriedades nutricionais. Para um frigorífico, restaurante ou supermercado, isso pode custar caríssimo.

O gelo seco é cada vez mais utilizado em todo esse processo, pois consegue manter a temperatura ideal para a manutenção de alimentos perecíveis.

A principal vantagem da neve carbônica é que pode ser usada no transporte, armazenamento e nas prateleiras dos supermercados.

Investigação científica e médica

Os laboratórios costumam usar gelo seco para a conservação de órgãos e produtos biológicos, bem como para o resfriamento de reações exotérmicas e o congelamento profundo de vírus, bactérias, tecidos e células.

Agricultura

O gelo seco é um grande aliado para combater roedores, toupeiras e insetos que podem aparecer nos campos. Além disso, também pode ser essencial para a marcação a frio do gado e a produção vinícola.

Se você tem mais dúvidas sobre se o gelo seco é um elemento composto ou uma mistura e quais são os usos e benefícios que pode lhe trazer, não perca tempo e entre em contato com a Cold Jet.

Mais de 30 anos de experiência nos garantem!