Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O que é granalhado e como funciona?

Posted by Paula Vier on 24/06/2022 07:18:10

Cada vez mais pessoas estão interessadas em saber o que é granalhado porque é um processo muito eficiente para, principalmente, a limpeza e remoção de incrustações em fundições ferrosas e peças forjadas e preparação de superfícies para posterior revestimento.

Também é um excelente método para jatear pisos de concreto, remover borracha das pistas de aeroportos e aumentar a resistência à fadiga em molas elásticas.

A Cold Jet vai lhe contar o que é granalhado, como esse processo funciona e quais são os resultados que esta técnica pode oferecer se for combinada com gelo seco:

O que é granalhado?

O granalhado é um método que consiste em lançar um abrasivo (a granalha) em uma velocidade muito alta contra a superfície a ser limpa.

Esta ação é alcançada graças à força centrífuga, através da rotação de uma turbina que gira a uma velocidade contínua do eixo.

A granalha salta da superfície a ser limpa e retorna ao funil para ser reutilizada. Vale a pena notar que as máquinas de jateamento são projetadas e desenhadas de tal forma que a turbina joga o abrasivo em um ângulo inclinado para obter melhores resultados.

Como funciona o processo de granalhado?

Para realizar um processo de granalhado, tem que seguir as seguintes etapas:

  1. Carregue a granalha no funil da máquina (a tremonha age como uma espécie de funil para direcionar o abrasivo para a válvula de disparo).
  2. Depois de passar pela válvula de disparo, o fluxo da granalha é direcionado para uma "zona de controle" - que pode ser ajustada - o que fará com que ela caia em uma posição ideal para a limpeza
  3. A granalha é coletada pela roda de explosão e viaja em alta velocidade até a superfície a ser tratada. Dependendo do tamanho da máquina, a roda pode ser uma unidade de uma só peça ou ser composta.
  4. O abrasivo atinge a superfície e remove todos os contaminantes, deixando um piso limpo e seco.
  5. A granalha e a sujeira rebatida viajam pelo canal de recuperação e acabam em um recipiente localizado acima da tremonha.
  6. Quando este recipiente é preenchido, as partículas são removidas por sucção do coletor de poeira e granalha, que é reciclado de volta para a tremonha.
  7. Este processo é repetido até que a granalha se desgaste. Quando isso acontecer, você deverá renová-la adicionando partículas novas.

O que é usado para o granalhado?

Basicamente, para realizar este processo você precisa de uma  máquina de jateamento e granalha. Em relação aos abrasivos, você deve considerar algumas questões para estabelecer quais escolher:

Reutilização

  • Abrasivos de uso único: abrasivos que não são reciclados são usados aqui. A peneira, a pureza e o tamanho do grão da granalha não têm grande relevância para realizar o trabalho de limpeza.
  • Abrasivos reutilizáveis: aqui você deve prestar atenção às características da granalha porque seu tamanho e dureza dependerá do número de vezes que você poderá usá-lo.

Dureza

  • Abrasivos suaves: com dureza de 3 e 4 Mohs, são grãos que costumam ser usados para limpeza de moldes, fusos e matrizes, decapagem técnica e micro rebarbados.
  • Abrasivos médios: têm uma dureza entre 5 e 7 Mohs e são os mais comuns porque podem ser usados para várias aplicações de jateamento, como a decapagem de soldas, acabamentos em metais e para preparar superfícies de várias características para aplicar um revestimento.
  • Abrasivos duros: sua dureza pode chegar a até 9 Mohs e são indicados para limpar metais duros, decapagem de peças e preparar grandes superfícies.  

Qual é a diferença entre jateamento de areia e granalhado?

Embora ambos os processos sejam úteis para limpar e preparar superfícies e elementos, o jateamento de areia – também conhecido como Sandblasting – polui ainda mais o ambiente pelo tipo de componente que utiliza (que, aliás, nem sempre é areia).

Outra especificação a favor do granalhado é que não cria poeira como acontece com jatos de areia. Em outras palavras, é um processo muito mais ecológico.

Além disso, o granalhado é um método que pode ser usado em indústrias onde o jateamento de areia não é eficiente, como automotivo, aeroespacial e construção.

Granalhado com gelo seco: limpeza rápida e não abrasiva

O granalhado com gelo seco é um processo de limpeza industrial que usa granalhado com pellets de gelo seco para remover todos os contaminantes em superfícies, ferramentas e equipamentos.

O processo é basicamente o mesmo que explicamos acima, apenas que este componente é utilizado que vem se mostrando extremamente eficiente para a limpeza industrial, especialmente em áreas que requerem máxima limpeza.

Entre as principais vantagens do granalhado com gelo seco , destacam-se:

  • Limpeza profunda: A corrente do ar pressurizado pode atingir áreas de difícil acesso para os métodos tradicionais de limpeza.
  • Limpeza rápida: é um processo rápido mesmo nessas grandes superfícies. No que diz respeito ao equipamento, além disso, pode ser feito sem ter que esfriar completamente - o que, às vezes, leva muito tempo -.
  • Sem resíduos secundários: o gelo seco tem a particularidade de não desprender umidade, o que significa que não deixa resíduos na superfície.
  • Ecológica: O gelo seco é dióxido de carbono puro, o que significa que não é tóxico nem abrasivo.
  • Não é condutor: não conduz eletricidade, o que o torna um processo adequado para limpeza de equipamentos eletrônicos. 

Na Cold Jet somos especialistas em limpeza criogênica, sendo líderes não só na venda de gelo seco, mas também na implementação desses procedimentos tão eficazes para a higiene de diversas indústrias.

Com anos de experiência, podemos dizer que o granalhado com gelo seco pode trazer enormes benefícios porque é um método rápido, ecológico e eficiente, especialmente em superfícies de indústrias que requerem higiene máxima.

Por essa razão, se você nunca trabalhou com neve carbônica, você pode recorrer a nós para que lhe assessoremos em tudo o que você precisar para alcançar os resultados esperados.