O jateamento de areia é um processo de limpeza popular que se destaca por utilizar um abrasivo para limpar e/ou preparar uma superfície a ser revestida.
A substância impacta com grande potência no local, criando assim uma rugosidade que remove todos os tipos de resíduos e partículas para que a tinta adira perfeitamente.
Na maioria dos casos, o jateamento de areia é usado para remover vestígios de tinta antiga existente, ferrugem, escama de laminação e qualquer outro tipo de revestimento na superfície.
Às vezes, uma vez que este processo de limpeza tenha sido concluído, o ambiente é pintado livre de sujeira.
Em resumo, o jateamento de areia é uma técnica de limpeza que é usada para livrar superfícies de todos os tipos de sujeiras, para que estejam em excelente estado.
O que faz o jateamento de areia?
O jateamento de areia é uma técnica de limpeza que usa ar comprimido para impulsionar partículas abrasivas em alta velocidade através de um bocal.
A palavra sand blast vem das palavras inglesas “sand", que significa areia, e "blast", que significa pressão.
Na maioria dos casos, este método é usado na indústria mecânica e na construção em aço e metal, embora também seja eficaz em vidro, cerâmica, pedras, lajes e madeira.
O objetivo desta técnica é limpar completamente as estruturas e protegê-las de uma possível oxidação para a subsequente aplicação de um revestimento.
É também um método que pode ser usado simplesmente para limpar uma superfície que está muito suja, negligenciada ou enferrujada.
Especificamente, geralmente é usado em aço e metal para remover todos os tipos de sujeira para, às vezes, passar um revestimento.
É também um processo extremamente eficaz para a limpeza de madeira, vidro, cerâmica, lajes e mármore, entre outros.
Deve-se notar que esta técnica não requer necessariamente areia, como o nome indica, uma vez que outros substitutos podem ser usados para atuar como abrasivos, como óxido de alumínio, carboneto de silício ou bicarbonato de sódio.
Finalmente, além do abrasivo, os principais componentes são a pistola de jateamento, o compressor, a mangueira e o bocal através do qual o ar comprimido sai.
Quantos tipos de jateamento de areia existem?
O jateamento de areia é um método de limpeza que é classificado de acordo com o tipo de abrasivo utilizado. As substâncias ou elementos mais utilizados são:
- Areia: é o mais conhecido - na verdade, o nome do método vem desse elemento - e a que causa menos danos à saúde das pessoas. Além disso, oferece bons resultados em superfícies de diferentes características.
- Óxido de alumínio: é um dos mais utilizados, pois proporciona um jato muito espesso, sendo ideal para processos em que é necessária uma limpeza profunda.
- Contas de vidro: estes elementos destacam-se pela sua suavidade e brilho, características que o tornam uma opção muito boa para superfícies em que se procura alcançar um acabamento brilhante.
- Vidro triturado: é um semi-abrasivo extremamente útil para remover vestígios de tintas e madeira.
- Carboneto de silício: é um material extremamente duro, perfeito para limpeza em áreas complexas ou muito abandonadas.
Quais são os perigos do jateamento de areia?
A técnica de jateamento de areia tem uma enorme desvantagem e é o que pode causar sérios problemas respiratórios às pessoas, que podem ser muito graves e até fatais.
O que pode produzir é o que é conhecido como silicose aguda, uma doença que resulta em inflamação dos pulmões que se enchem de líquido.
Isso causa problemas respiratórios graves e baixos níveis de oxigênio no sangue. Os casos mais complicados são aqueles em que a pessoa fica exposta por muito tempo ao abrasivo, naqueles trabalhos de limpeza que podem levar semanas ou até meses.
Lembre-se que, em vez de areia, geralmente são utilizados óxido de alumínio, carboneto de silício ou bicarbonato de sódio, componentes que podem trazer inconvenientes à saúde.
Devido aos graves problemas que pode causar na saúde das pessoas, cada vez mais empresas estão optando por outro tipo de técnica de limpeza.
O jateamento com gelo seco está em pleno auge porque usa gelo seco, também conhecido como neve carbônica, que é um componente ecológico que não tem consequências para a integridade dos trabalhadores.
Melhor alternativa para limpeza com jateamento de areia
O jateamento com gelo seco é uma alternativa muito mais eficaz do que o jateamento de areia em termos de limpeza industrial, preparação de superfícies para revestimento e peças de acabamento.
O mais importante é que, ao contrário do jateamento de areia, não traz efeitos nocivos à saúde dos trabalhadores.
A limpeza criogênica é um processo que se destaca pela utilização de gelo seco, componente que é obtido pela redução da temperatura e pressão do CO2. Como não possui água em sua base, seu uso não deixa vestígios de umidade nas superfícies.
Deve-se notar que é um material ecologicamente correto, porque é feito de dióxido de carbono reciclado, ou seja, não adiciona CO à atmosfera.
Além disso, é atóxico, não inflamável e livre de bactérias e germes, tornando-se um processo ideal para a limpeza industrial.
Deve-se notar que o jateamento com gelo seco não só alcança uma higiene profunda, mas também é um processo muito rápido, um aspecto que as empresas valorizam significativamente porque sua produção não será afetada.
Se compararmos esse método com o jateamento de areia, não há dúvida de que é uma técnica muito mais recomendada, pois oferece melhores resultados e, principalmente, porque seu uso não acarreta risco à saúde das pessoas.
Se você quiser saber mais sobre este novo método, você pode entrar em contato com a Cold Jet aqui, nós nos colocaremos imediatamente à sua disposição.
Temos um profundo conhecimento do processo e também oferecemos um catálogo de máquinas de gelo seco de alto nível para a limpeza da sua indústria.