Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O que são geradores industriais e como funcionam?

Posted by Paula Vier on 24/05/2022 10:45:12

Os Geradores elétricos industriais são máquinas que são usadas para gerar eletricidade. Especialmente em locais que não são capazes de fazê-lo ou em locais que precisam de mais energia, seja por falta de infraestrutura ou cortes constantes.

Seu funcionamento não difere muito daquelas utilizadas para uso doméstico, porém, têm a capacidade de abastecer ambientes muito maiores.

São equipamentos fundamentais para as empresas industriais, pois fornecem energia elétrica, fundamental para que possam operar sem problemas.

Esses dispositivos podem funcionar em diferentes tipos de combustíveis, como diesel, gás natural, gás LP e até gasolina.

Para que a máquina tenha uma longa vida útil, a manutenção adequada é fundamental, especialmente no que diz respeito à sua limpeza.

É por isso que neste artigo lhe explicaremos em detalhes, o que é um gerador elétrico industrial e como funciona, além de detalhar o que você deve fazer para que a máquina não tenha problemas em seu andar.

O que é um gerador industrial?

Como já mencionamos, um gerador elétrico industrial é uma máquina que gera eletricidade, sendo ideal em locais onde a energia não chega ou não é suficiente para suprir as necessidades de uma empresa.

Esses geradores operam com diferentes tipos de combustível, como diesel, gás natural e até mesmo alguns funcionam com gasolina.

O equipamento distribui a energia de forma uniforme e contínua, o que permite que a empresa continue operando sem problemas.

Portanto, são máquinas extremamente úteis e confiáveis para gerar eletricidade, especialmente em áreas onde a infraestrutura não é suficiente ou os cortes são constantes.

Praticamente todas as empresas possuem um gerador elétrico industrial, pois são de grande ajuda para manter a produção, mesmo quando as condições são adversas.

Vamos a um exemplo claro e concreto: se a área em que sua empresa está localizada sofre uma queda de energia por vários dias e você não tem um gerador, a indústria não poderá continuar operando!

Por isso, mesmo que você não tenha problemas com energia, também é aconselhável ter um gerador elétrico industrial em sua empresa.

Como funciona um gerador elétrico industrial?

O gerador elétrico industrial tem uma operação complexa. 

O mais importante é entender que ele tem dois componentes principais: o motor e o alternador.

Motor

O gerador elétrico industrial funciona através de um motor, que tem um sistema conhecido como quatro tempos. Como o nome indica, é composto de quatro estágios diferentes.

Para gerar combustão, todos os motores precisam de oxigênio. Esta parte do mecanismo é conhecida como admissão, na qual a válvula é aberta e o pistão desce, permitindo assim a entrada de aire externo na câmara de combustão.

Uma vez que o ar ou a mistura ar-combustível entra é produzida a compressão, onde a válvula de admissão se fecha e o pistão sobe.

Em seguida vem a expansão, fase em que todo o trabalho da máquina é gerado, pois os gases são expandidos e, consequentemente, a energia é transmitida.

A última parte da operação do motor é o que é conhecido como escape, onde a válvula se abre e o pistão sobe novamente, empurrando os gases de escape para o exterior.

Quando o pistão atinge seu ponto máximo de curso, a válvula se fecha e se abre para reiniciar todo o processo.

Alternador

Um alternador funciona graças à lei do eletromagnetismo, também conhecida como "Lei de Faraday". 

Este componente é responsável pela geração da tensão, através de um condutor (estator), um campo magnético (rotor) e um movimento relativo fornecido pelo motor. 

Limpeza de geradores industriais

Para que o gerador elétrico industrial funcione perfeitamente e tenha uma longa vida útil, é essencial realizar as tarefas de manutenção relevantes, como é o caso de praticamente todas as máquinas importantes utilizadas em fábricas e empresas.

Estas são algumas de nossas recomendações que permitem que a máquina não tenha problemas de funcionamento:

  • Verificar o gerador elétrico industrial a cada dois anos, mesmo que não esteja sendo utilizado.
  • Limpar a máquina com um pano limpo após cada uso para evitar que a poeira e outras sujeiras permaneçam. Lembre-se de não usar solventes ou produtos de limpeza, pois podem arruinar o dispositivo.
  • Trocar as velas de ignição uma vez por ano.
  • Você deve evitar a entrada de água na máquina.
  • Mesmo que você não use com frequência, você deve colocá-lo em funcionamento. Faça pelo menos a cada três meses e em uma área que tenha boa ventilação.
  • Guardar o gerador industrial em um espaço seco.
  • Verificar se a bomba de combustível, turbocompressor, injetores e regulador automático de tensão estão bem calibrados (se você usa com frequência, você tem que fazer isso uma vez por ano, caso contrário a cada dois anos).
  • Não utilizar o gerador elétrico industrial em ambientes úmidos.

Na Cold Jet, possuímos máquinas para limpeza com gelo seco, onde podemos garantir a manutenção ideal do gerador industrial elétrico.

A principal característica desse processo é que utiliza gelo seco e não tem consequências para o meio ambiente. É um componente que não é abrasivo nem tóxico, e é completamente seguro para o dispositivo.

Este material é obtido pela diminuição da temperatura e pressão do CO2. Como sua base não é aquosa, não deixa resíduos de umidade na máquina, um aspecto fundamental para que a máquina não seja arruinada.

É realmente importante usar um método seguro, confiável e ecológico, que não deixe sujeira ou prejudique o funcionamento normal do dispositivo.

Na Cold Jet sabemos disso perfeitamente e é por isso que fazemos limpeza criogênica para geradores industriais, sendo o melhor processo para esse tipo de máquinas.

Deve-se ressaltar que este processo, não só alcança a higiene profunda, como também muito rápido e eficaz, algo que as empresas valorizam notavelmente.

Confie na Cold Jet para a higiene do gerador elétrico industrial: lembre-se que usamos o método adequado e também trabalhamos com responsabilidade e profissionalismo.