Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O que é desodorização e por que ela é importante para as indústrias?

Posted by Paula Vier on 28/11/2022 11:37:22

 

Muitas indústrias podem apresentar problemas com odores ou contaminação por mofo, fumaça, umidade e muito mais, e isso certamente pode afetar a segurança e a produtividade na fábrica.

Embora muitos desses problemas sejam causados pelos processos produtivos das indústrias, em outros casos eles também podem ser causados por causas externas ou ambientais. 

Seja qual for a origem, a descontaminação e a desodorização são necessárias para o cumprimento das normas ambientais vigentes, além de minimizar o impacto ambiental e o impacto sobre os próprios trabalhadores.

Neste caso, o gelo seco pode ser de grande ajuda para a eliminação de odores ou a descontaminação de mofo, fumaça e umidade em uma indústria.

Não nos esqueçamos de que a limpeza com gelo seco elimina completamente os contaminantes e os danos das áreas afetadas.  Além disso, nenhum resíduo secundário é produzido, evitando o tempo de inatividade e reduzindo custos. 

Na Cold Jet, queremos dar mais detalhes sobre o que é desodorização e por que ela é importante para as indústrias?  Então continue conosco até o final...

O que significa desodorização?

A desodorização é conhecida como o conjunto de processos que removem os compostos que causam maus odores em um determinado local, especialmente em uma indústria. 

Esse processo é muito importante porque essas substâncias ou compostos indesejados afetam negativamente o cheiro, o sabor, a cor e a estabilidade do produto final em uma indústria, além de causar riscos à planta, equipamentos e pessoal, portanto, eles devem ser eliminados ou completamente erradicados. 

O que pode ser desodorizado nas indústrias?

Neste caso, nas indústrias você pode eliminar odores, descontaminar o mofo e seus esporos, fogo, fumaça e umidade.

Os sistemas de desodorização e descontaminação visam erradicar o odor, a umidade e outras substâncias voláteis indesejadas na fábrica com segurança e confiabilidade.

Os maus odores são uma constante em muitas indústrias e é algo que não é recomendado, já que é muito importante ter uma fábrica limpa e que o cheiro que sai dos processos de produção ou por outros motivos não seja desagradável.

No caso do mofo, este produz esporos para se reproduzir, que se propagam através do ar, da água ou de alguns insetos. 

Esses esporos podem propiciar um novo crescimento de mofo se as condições estiverem apropriadas, o que pode ser um problema bastante sério em uma indústria.

Quando falamos de danos causados por incêndio e fumaça, é, sem dúvida, uma das piores situações que podem ocorrer em uma indústria.

Durante um incêndio, fuligem e odores são introduzidos profundamente nas várias áreas industriais, paredes, isolamento e equipamentos.

A força por trás do fogo pode gerar fumaça, fuligem e odores, e isso normalmente só pode ser eliminado por profissionais da área, já que as consequências não são nada agradáveis.

Nesse caso, o dano da fuligem começa quase imediatamente e continua a piorar com o tempo. E, em questão de segundos, o equipamento também começa a ser danificado, oxidado, descolorido e manchado, algo que pode até ser permanente, por isso deve ser substituído.

Em termos de níveis de umidade, estes podem dar origem a esporos de mofo e, em muitos casos, é inevitável que não ocorram complicações que coloquem em risco a segurança do pessoal.

Inclusive, um investimento adicional pode ser necessário devido à deterioração de equipamentos e máquinas devido ao excesso de umidade.

Para muitas dessas desvantagens que mencionamos, a limpeza com gelo seco pode ser uma solução muito eficiente para aliviar problemas nas indústrias, evitar um atraso devido à falta de atividade, melhorar os processos de produção e reduzir custos.

O que são e como limpar esporos de mofos?

Os esporos de mofo crescem em locais onde há umidade excessiva, falta de ventilação, vazamentos em telhados, encanamentos, paredes ou onde ocorreu uma inundação recente.

Portanto, o crescimento descontrolado de mofo dentro da planta industrial é devido a uma presença excessiva de umidade ou água nas instalações.

Não nos esqueçamos de que muitos materiais e equipamentos encontrados nas indústrias fornecem as condições certas para estimular o crescimento de mofo.

Neste caso, a limpeza com gelo seco pode eliminar 99,9% dos esporos de mofo mais rapidamente do que os métodos tradicionais de limpeza.   

Após essa limpeza, também é importante instalar desumidificadores, ventiladores e filtros de ar, o que permite manter as condições ideais de umidade na indústria.

Como descontaminar do fogo e da fumaça?

Não é incomum que o fogo e a fumaça causem sérios danos a uma planta industrial (e em qualquer outro lugar).

E, embora o primeiro passo seja geralmente o combate a incêndios, muitos gerentes ou funcionários que trabalham na indústria não estão preparados para o que vem a seguir.

Neste caso, é muito difícil remover odores e detritos causados por fogo e fumaça de uma determinada área, para não mencionar danos a materiais e equipamentos presentes no local.

Mas, podemos dizer que o gelo seco é de grande ajuda na desodorização e descontaminação do fogo e da fumaça em uma indústria, sendo uma medida corretiva aplicada hoje.

O jateamento com gelo seco elimina ou reduz significativamente o odor criado pelo fogo e pelos danos causados pela fumaça na fábrica, e sem criar resíduos secundários.

Sem dúvida, o gelo seco é a maneira mais rápida e eficiente de descontaminar o fogo e a fumaça em uma indústria!

A Cold Jet é a solução mais eficaz para a descontaminação

Devemos ressaltar que a Cold Jet possui uma das melhores soluções para eliminar odores e descontaminação nas indústrias.

Nesse caso, o jateamento com gelo seco é uma solução muito rápida e eficaz nas tarefas de desodorização e remoção de mofo, fogo, fumaça e água em uma indústria.

Portanto, o jateamento com gelo seco produz melhores resultados em uma ampla gama de projetos de descontaminação industrial e na Cold Jet podemos ajudá-lo com esse trabalho.

Entre em contato conosco!