Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O que é gelo seco e para que serve?

Posted by Paula Vier on 03/06/2022 07:38:10

O gelo seco, muitas vezes confundido com a neve carbônica, é o dióxido de carbono (CO2) em estado sólido - que por sua vez é obtido através do dióxido de carbono em estado líquido.

A diminuição da temperatura e pressão do CO2, faz com que se converta em uma espécie de gelo, entretanto, por não possuir moléculas de água em sua composição e não derreter, esta é a razão pela qual é popularmente chamada de "gelo seco".

Seu uso é tão extenso quanto variado

Está presente desde a conservação e transporte de produtos da indústria alimentícia e, até processos industriais que se beneficiam das características únicas do gelo seco, como por exemplo o processo de rebarbaҪão de plásticos moldados e limpeza de moldes. 

É por isso que o gelo seco pode ser encontrado em diferentes áreas, como gastronomia, agricultura, indústrias manufatureiras e até mesmo no campo da computação.

Neste artigo explicaremos em detalhes, o que é este composto, para que serve e onde consegui-lo. Além de lhe oferecer algumas dicas importantes para sua manutenção.

O que é gelo seco?

O gelo seco é dióxido de carbono no estado sólido (CO2). E para produzi-lo, utiliza-se CO2 em estado gasoso recuperado de outros processo industriais, como na indústria de agrotóxicos e do petróleo por exemplo, e então é pressurizado e resfriado, criando CO2 líquido. Somente após esse processo, o CO2 líquido é injetado em uma peletizadora e comprimido, e ao momento de ser liberado para a atmosfera o CO2 se solidifica, criando essa aparência de “gelo”.

 

gelo-seco

Como não possui moléculas de água em sua composição, o gelo seco se sublima, passando de sólido a gás, não deixando resíduos de água ou umidade.

Suas principais propriedades são:

  • Temperatura de -78,5°C. Perfeito para armazenamento de medicamentos ou alimentos congelados.
  • É incolor, inodoro e insípido. Ideal para ser utilizado em torno de alimentos pois não altera o sabor.
  • Não é inflamável. Pode ser utilizado em meio a químicos, pois não é um reagente.
  • Não é tóxico. É seguro para o operador.
  • Não é condutor de eletricidade. Pode ser utilizado junto a equipamentos elétricos e eletrônicos.
  • Não contém químicos. O CO2 está presente naturalmente na atmosfera.

Logicamente, sendo um composto extremamente frio (-78,5°C), seu manuseio deve ser cuidadoso e deve ser transportado em ambientes controlados para evitar sua sublimação.

Para que serve o gelo seco?

O gelo seco foi utilizado pela primeira vez na década de 1930 em Nova York, para proteger dispositivos aéreos do Priest, e até hoje é utilizado em várias áreas e para diferentes propósitos. 

Vejamos alguns dos usos mais comuns deste composto:

Pesquisa científica e médica

Os laboratórios costumam usar gelo seco para a preservação de amostras e produtos biológicos, além do resfriamento de reações exotérmicas e ultracongelação de vírus, bactérias, tecidos e células. O gelo seco foi fundamental para o armazenamento e transporte das vacinas do Covid-19, por exemplo.

Indústrias

Alguns setores industriais precisam do gelo seco para a montagem e ajuste das peças, enquanto outros precisam para moagem criogênica.

Gastronomia

Muitos restaurantes usam gelo seco para criar diferentes pratos e efeitos especiais, com o objetivo de surpreender agradavelmente seus comensais.

Este composto é geralmente usado, na maioria dos casos, para apresentações distintas (por exemplo, para gerar névoas aromáticas que dão um toque diferenciado aos alimentos), infusões frias, sorvetes, espumas e cremes.

Agricultura

O gelo seco é extremamente útil para combater roedores, toupeiras e insetos que podem aparecer nos campos. Além disso, é fundamental para a marcação fria do gado e da produção de vinhos.

Setor agro-alimentar

Para o resfriamento da massa em máquinas de sova, durante o corte, mistura e amassamento de carne, o gelo seco é fundamental.

Por sua vez, este composto é frequentemente usado para congelar rapidamente os alimentos e regular a temperatura em tanques de água.

O gelo seco também é utilizado para a manutenção da cadeia fria, pois possibilita o transporte da carne e outros alimentos que necessitam de baixas temperaturas, sem perder suas propriedades.

Setor de informática

O resfriamento de aparelhos eletrônicos (processo conhecido como overclocking), é necessário para melhorar o rendimento desses dispositivos, já que acelera a transmissão de sinais eletrônicos.

Para isso não há nada melhor do que gelo seco.

Obras de construção

Em determinados trabalhos de construção, o gelo seco é usado para congelar o solo e os canos de água para criar um tampão de gelo.

Obras artísticas

Em alguns espetáculos, o gelo seco é utilizado  para criar efeitos especiais em shows musicais, teatrais e festividades.

Processos de limpeza

Este composto é usado em um novo processo de limpeza conhecido como Dry Ice Blasting, onde um jato de gelo seco é lançado em partículas pequenas e compactas, em uma superfície para remover todos os tipos de resíduos e impurezas.

Outra característica do gelo seco que contribui para a limpeza de equipamentos de manufatura, é que o gelo seco é um meio naturalmente suave (possui um grau de 1,5 na Escala de Dureza de Mohs, onde talco é grau 1 e diamante é grau 10) sendo assim não danifica a superfície dos equipamentos e pode ser usado onde outros métodos de limpeza não conseguem a mesma eficiência.

Devido à sua eficácia e propriedades naturais, o jateamento com gelo seco é um método cada vez mais escolhido pelas empresas de manufatura, especialmente para a limpeza de ambientes e máquinas difíceis de serem limpas como por exemplo as prensas de moldes de injeção.

Gelo Seco ou Neve Carbônica?

Alguns parágrafos acima, nós mencionamos que o gelo seco muitas vezes é confundido com a neve carbônica. Apesar de ambos serem CO2 em estado sólido, a neve carbônica possui uma densidade (ou seja, concentração de moléculas) mais baixa que o gelo seco.

Para muitas aplicações essa pequena diferença pode não ser importante, entretanto, se formos comparar a performance de ambos em uma aplicação de limpeza de máquinas de manufatura, por exemplo, a densidade é sim muito importante! 

Para fins de limpeza, um meio com maior densidade facilita e agiliza o processo de remoção de contaminantes, pois teremos maior concentração do produto e com isso se consome menos gelo seco/minuto. Neste caso o gelo seco é o mais utilizado.

A neve carbônica, além disso, possui maior sublimação se comparada ao gelo seco em formato de pellets ou nuggets (formatos que são mais comuns comercialmente) , então para fins de armazenamento de alimentos e amostras biológicas a neve carbônica pode não durar por muito tempo, prejudicando o processo de resfriamento.

Manutenção do gelo seco

Se você precisa de gelo seco e é a primeira vez que você vai comprá-lo, certamente vai se perguntar como será sua manutenção, já que é um composto que tem características muito especiais. 

Abaixo, lhe daremos algumas dicas úteis para que você não tenha nenhum problema:

  • Não armazená-lo em recipientes ou compartimentos bem selados. Nem em lugares completamente fechados.
  • Se você vai transportá-lo, faça com as janelas do veículo abertas.
  • Use sempre luvas resistentes ao frio para o seu manuseio. Não deve entrar em contato com a pele porque pode causar queimaduras (lembre-se que está a -78,5°C).
  • Se você armazená-lo em espaços com pouca ventilação, é necessário deixar o gás escapar

Onde conseguir gelo seco?

Se você possui uma empresa que precisa deste composto ou você está prestes a necessitá-lo, certamente você está procurando um lugar confiável para poder obtê-lo.

É que, como vimos, o gelo seco é um elemento essencial para empresas de várias indústrias. Portanto, um produto de má qualidade pode perder horas, meses ou anos de trabalho.

Nesse caso, a Cold Jet é líder mundial em tecnologia de produção de gelo seco  e usa as melhores técnicas para que o composto final seja da mais alta qualidade.

Com anos de experiência, oferecemos uma ampla variedade de soluções para todos os tipos de empresas: desde pequenas unidades até quantidades exorbitantes.

Além disso, o gelo seco produzido pela Cold Jet é aprovado pela EPA, FDA e USDA para uso alimentar.

Por outro lado, o processo é ecologicamente correto, pela razão de ser fabricado com dióxido de carbono reciclado. Isto significa que não adiciona CO2 na atmosfera, conforme verificado pelo Conselho de Recursos Atmosféricos da Califórnia (CARB).

Se você nunca trabalhou com gelo seco ou não sabe as quantidades que precisa, a Cold Jet tem uma consultoria especializada que oferece o melhor assessoramento, para que você possa tirar o máximo de proveito deste composto fantástico.