Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O que é limpeza ambiental e por que é importante?

Posted by Paula Vier on 03/05/2023 09:46:22

Adotar um método eficiente de limpeza ambiental é essencial para que as empresas neste momento cuidem da saúde de seus trabalhadores e da integridade das instalações.

Além disso, em um contexto como o atual, atravessado por uma profunda crise climática que ameaça o futuro de todos os habitantes diante do planeta, é fundamental ser responsável com a técnica adotada para a higiene em uma fábrica (ainda mais se substâncias sensíveis forem manipuladas).

No momento, não há dúvida de que o jateamento com gelo seco é a melhor opção para implementar em suas instalações de fábrica.

De um modo geral, é um método que requer uma máquina especial que lança pellets de gelo seco em alta velocidade, sem deixar qualquer vestígio (nem mesmo umidade).

A Cold Jet vai lhe dizer por que é importante adotar uma técnica de limpeza ambiental e por que a higiene criogênica é a melhor alternativa hoje.

O que é limpeza ambiental?

Quando falamos de limpeza nos referimos a todos os hábitos e práticas que fazemos com o objetivo de eliminar a sujeira em um determinado lugar (uma casa, jardim, escritórios, fábricas, etc.).

Ao adicionar a palavra "ambiental", o conceito refere-se à ideia de criar um ambiente completamente limpo e saudável para as pessoas que vivem ou trabalham naquele local.

Procura-se também que o método escolhido não seja prejudicial à natureza ou à qualidade do ar que é respirado.

Encontrar uma técnica de limpeza profunda e ecológica ao mesmo tempo não é fácil. Durante anos, foram utilizados processos que não eram eficientes e/ou prejudicavam a saúde das pessoas ou o meio ambiente.

Neste contexto, o jateamento com gelo seco tem surgido como uma excelente alternativa, principalmente para contextos complexos como a instalação de uma fábrica, uma escola ou centros domésticos.

Em primeiro lugar, é um método que garante uma higiene profunda em todos os tipos de ambientes e máquinas. Inclusive, chega até mesmo a zonas de muito difícil acesso.

Além disso, outro aspecto a destacar é que não deixa nenhum vestígio, nem mesmo umidade, pois os pellets de gelo seco vão diretamente do estado sólido para o gasoso.

Finalmente, esta mesma particularidade torna o jateamento com gelo seco 100% ecológico, o que o torna um processo de higiene ambiental perfeito para aplicar nas instalações da sua fábrica.

Qual a importância da limpeza industrial para a nossa saúde?

A limpeza ambiental em locais grandes e complexos, como fábricas, pode trazer os seguintes benefícios:

Melhora o bem-estar do trabalhador

Um bom ambiente de trabalho contribui para uma melhoria significativa na qualidade de vida dos colaboradores, pois reduz os níveis de poluição do ar.

Em particular, a limpeza industrial reduz a exposição a agentes patógenos que podem causar doenças nos trabalhadores.

Em indústrias tão sensíveis como a alimentícia ou a farmacêutica, uma boa higiene é essencial para que os funcionários se mantenham saudáveis

Reduz a propagação de doenças respiratórias

Em ambientes onde muitas pessoas ficam juntas por várias horas, como acontece em grandes fábricas, as chances de um vírus respiratório circular são maiores, especialmente no inverno.

Realizar uma limpeza ambiental é essencial para evitar a proliferação desse tipo de doença que pode prejudicar a saúde de diversos colaboradores.

Cuidados com o meio ambiente

A implementação de uma limpeza ambiental eficaz terá um impacto positivo no meio ambiente, porque os níveis de poluição nos ambientes são controlados.

Além disso, serão eliminadas substâncias tóxicas e resíduos potencialmente perigosos para a natureza e a qualidade do ar.

Maior produtividade

Manter as instalações limpas não só melhora o humor e o conforto dos funcionários, mas também aumenta a produtividade da fábrica.

A falta de higiene pode levar a várias doenças que levam a ausências prolongadas de um ou, no pior dos casos, de vários trabalhadores.

Além disso, o acúmulo de sujeira pode prejudicar o funcionamento das máquinas da fábrica e, consequentemente, a produtividade da indústria será afetada.  

Quais são os fatores que afetam a higiene ambiental?

Existem vários fatores, ou hábitos de limpeza, que podem estar afetando a higiene ambiental em uma fábrica e é necessário levá-los em consideração para começar a trabalhar.

Vamos ver quais são os aspectos mais comuns que podem complicar o processo:

  • Poluição da água.
  • Má qualidade do ar (nestes casos, são geralmente partículas de dióxido de nitrogênio, ozônio ou dióxido de azoto. Todos eles são muito tóxicos.)
  • Acumulação de resíduos.
  • Contaminação do solo (aqui você tem que ter cuidado com o uso de pesticidas).
  • Componentes de determinados produtos que são prejudiciais às instalações da fábrica.
  • Desmatamento ou degradação do solo em ambientes próximos à fábrica.
  • Transporte da produção (aqui é importante tomar as medidas de segurança e proteção correspondentes para evitar problemas, principalmente em empresas de alimentos que podem sofrer contaminação por microrganismos patogênicos).
  • Secas ou inundações (infelizmente, cada vez mais frequentes nestes tempos).

Jateamento com gelo seco – a melhor escolha para a limpeza ambiental

O método inovador de jateamento com gelo seco tornou-se um dos mais requisitados pelas indústrias de diversos setores, pois oferece uma limpeza profunda em todas as instalações, cuidando da saúde dos trabalhadores e sem consequências para o meio ambiente.

É uma técnica que consiste em injetar partículas - pellets - de gelo seco sob pressão, a fim de higienizar a superfície. 

Para realizar a limpeza com gelo seco, é necessário ter uma máquina com tecnologia de ponta que facilite a mudança direta do estado sólido para o gasoso.

Esses equipamentos fazem com que o gelo nunca vá para o estado líquido e essa é a principal vantagem da limpeza com gelo seco:  consegue deixar as instalações impecáveis sem usar uma gota de umidade.

Finalmente, o jateamento com gelo seco é um processo ecológico, que não deixa resíduos, não é tóxico nem muito menos abrasivo.

Se você quiser saber mais sobre este magnífico processo para a limpeza ambiental, aqui você pode entrar em contato com a Cold Jet, líder absoluta do setor no México.