Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O que é lubrificação industrial e por que ela é importante?

Posted by Paula Vier on 31/03/2023 08:10:08

A lubrificação industrial é uma técnica baseada, na maioria dos casos, na aplicação de substâncias oleosas ou graxos em certas peças para reduzir o atrito constante a que estão expostas e o desgaste lógico ao longo do tempo.

Geralmente é um procedimento usado nas partes móveis de uma máquina, como engrenagens ou rolamentos.

Em particular, o lubrificante é uma espécie de camada intermediária que permite um movimento suave e eficiente.

É um procedimento fundamental para indústrias de diferentes áreas, uma vez que se estima que 80% das avarias das máquinas se devem à falta de lubrificação ou à escolha de um método inadequado para este fim.

Na Cold Jet vamos explicar em detalhes em que consiste essa técnica e quais são os tipos de substâncias mais recomendados.

Além disso, diremos por que, uma vez terminado o processo, é necessário um jateamento com gelo seco para que a máquina esteja em condições impecáveis.

O que é lubrificação na manutenção industrial? 

A lubrificação industrial é uma  técnica na qual uma determinada substância é usada com o objetivo de reduzir o atrito e o desgaste de uma máquina.

Todas as engrenagens, peças do motor e componentes de um equipamento estão interligados e, para isso, precisam da aplicação de um produto especial para que  não se deteriore ou se desgaste.

Em particular, o atrito constante e a passagem do tempo são os dois fatores que podem prejudicar a integridade de uma máquina.

Para evitar que isso aconteça, é essencial aplicar um lubrificante adequado para  que o equipamento tenha uma longa vida útil.

Esta substância - existem vários tipos, então vamos nos aprofundar no mais recomendado - age como uma camada protetora que fornece um deslizamento suave entre os componentes do maquinário.

Desta forma, evita danos ao equipamento industrial devido a mudanças bruscas de temperatura, bem como possíveis corrosões e avarias devido ao desgaste lógico.

Por que a lubrificação industrial é importante? 

A aplicação de um lubrificante industrial cria uma camada protetora que facilita o deslizamento das peças, pois proporciona maciez.

Essa qualidade traz os seguintes benefícios:

  • Eficiência energética: Usar um lubrificante com o grau de viscosidade correto reduz o atrito, minimiza o desgaste e maximiza o desempenho da máquina. Essas vantagens resultam em economias significativas de energia.
  • Reduz e controla o calor: a redução da temperatura nas superfícies de contato é uma consequência da redução do atrito entre elas através da lubrificação. Especificamente, o calor é absorvido pela substância e removido à medida que flui através do sistema de resfriamento do maquinário.
  • Previne a corrosão: um bom lubrificante industrial evita possíveis oxidações ou corrosão.
  • Proteção contra contaminantes: os lubrificantes criam uma barreira entre o componente interno e as condições ambientais externas que impedem a proliferação de contaminantes. 

Tipos de lubrificantes para manutenção industrial

Óleo multigraduado

Esses lubrificantes são aplicados em máquinas industriais que trabalham em temperaturas e velocidades muito altas. Além disso, através de aditivos, como antioxidantes, evitam a oxidação e a corrosão.

Na escolha do óleo, é essencial prestar atenção à viscosidade, um aspecto que se refere à natureza do fluxo que o óleo apresenta a uma determinada temperatura.

Aqui é importante considerar:

  • O aumento da temperatura diminui a viscosidade do óleo e vice-versa.
  • Baixa viscosidade para baixa tensão de pressão e altas velocidades de deslizamento.
  • Alta viscosidade para um alto esforço de pressão, baixas velocidades de deslizamento e altas temperaturas.

Graxas

A graxa é uma mistura de óleo, espessante (sabão) e lubrificantes adicionais (por exemplo, Teflon), resultando em um lubrificante de diferentes texturas, espessuras e viscosidades.

Geralmente é usado nos casos em que os óleos não podem ser usados  ou em que a refrigeração fornecida por este produto não é necessária. 

A graxa fornece excelente proteção contra o desgaste da máquina e fornece vedação ideal contra partículas estranhas.

Lubrificantes secos

É o lubrificante certo para uso em condições especiais em que o óleo ou a graxa não podem ser aplicados, como ambientes corrosivos ou temperaturas extremas.

Existem dois tipos: sólidos (pó, película deslizante) ou revestimentos aderidos (encontramo-los sob a forma de um spray). Podem ser misturados com água, álcool ou outros solventes.

Lubrificantes penetrantes

São óleos especialmente desenvolvidos para se infiltrar em pequenas fissuras em superfícies para aumentar a lubrificação e dividir a ferrugem. São os protetores número 1 de rebites ou parafusos presos.

Jateamento com gelo seco para lubrificação industrial 

Uma vez que o lubrificante certo tenha sido aplicado ao maquinário em sua fábrica, é necessário realizar uma limpeza ideal do equipamento para que a substância funcione perfeitamente.

O jateamento com gelo seco é uma técnica perfeita para esses contextos, porque é um processo ecológico, seguro e extremamente eficiente.

Este método consiste em injetar pequenas partículas - pellets - de gelo seco sob pressão, com o objetivo de higienizar uma superfície. 

Para realizar um sistema de jateamento com gelo seco, é necessário usar máquinas com tecnologia de ponta, especialmente projetadas para fazer a mudança direta do estado sólido para o gasoso.

Esses equipamentos fazem com que o gelo nunca passe para o estado líquido e essa é a principal vantagem desse método, já que consegue deixar as instalações impecáveis sem deixar vestígios.

Além do cuidado com a produção da fábrica e, claro, a saúde dos trabalhadores, deve-se destacar que é um processo ecológico, que não deixa resíduos, não é tóxico e muito menos abrasivo.

A Cold Jet é líder mundial em jateamento com gelo seco, fornecendo máquinas de ponta para realizar uma higiene profunda em qualquer contexto.

Se você está procurando um método eficiente para limpar suas máquinas após a aplicação de um produto tão sensível quanto o lubrificante industrial, não há dúvida de que você deve confiar em nós.

Saiba mais sobre a limpeza criogênica e nossos equipamentos.