Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O que é manutenção corretiva e seus tipos

Posted by Paula Vier on 31/03/2023 08:05:43

Quando se fala em manutenção corretiva, é feita referência às ações que são realizadas para reparar diferentes tipos de danos ou avarias nas máquinas industriais de uma fábrica.

Essas tarefas podem ser executadas quando o problema ocorre ou fazem parte de um plano integral da empresa para garantir que todos os equipamentos estejam funcionando corretamente.

Logicamente, o melhor é planejar essas ações para reduzir a margem de erro para que a produção da fábrica não seja afetada. Claro, às vezes o dano ocorre de forma surpreendente.

Em qualquer caso, você tem que estar preparado e é por isso que na Cold Jet realizamos tarefas de manutenção corretiva para resolver qualquer problema que o maquinário da sua empresa tenha.

O que é manutenção corretiva? 

É conhecida como manutenção corretiva para a atividade técnica que é realizada quando ocorre uma avaria em máquinas industriais.

Na melhor das hipóteses, propõe-se resolver o problema para que o equipamento continue a funcionar normalmente.

Mas há situações em que, devido ao desgaste ou gravidade da avaria, recomenda-se a substituição de máquinas.

Em qualquer caso, é necessário ter profissionais especializados para revisar o equipamento e estabelecer os passos a seguir.

Muitas empresas incorporam a manutenção corretiva como parte de um plano integral para cuidar de suas máquinas para evitar surpresas que afetam a produção da fábrica.

Mas há outros que implementam a lógica "que funcione até falhar" e não executam nenhuma ação preventiva até que os computadores comecem a manifestar problemas.

Naturalmente, é melhor estabelecer um plano que cubra a manutenção corretiva para realizar verificações matinais regulares para prever possíveis avarias.

Em qualquer caso, existem danos que ocorrem de forma surpreendente e é por isso que é melhor ter profissionais altamente treinados que possam resolver o problema rapidamente para que a produção da fábrica não seja alterada.

Vantagens da manutenção corretiva

A implementação da manutenção corretiva em sua fábrica trará os seguintes benefícios:

 

  • Planejamento mínimo necessário: organizar esse tipo de manutenção não requer um grande planejamento. Você pode verificar o maquinário a cada determinado período de tempo, dependendo das características do equipamento, e esquecer completamente o assunto.
  • Economia econômica: a manutenção corretiva permite que as falhas sejam detectadas a tempo, antes que o maquinário quebre completamente. Logicamente, um reparo é muito mais barato do que uma substituição do equipamento.
  • Procedimento rápido: a manutenção corretiva geralmente não demora muito e, consequentemente, a produção industrial praticamente não será afetada.
  • Longa vida útil das máquinas: este tipo de manutenção é de vital importância para que os equipamentos industriais tenham uma longa vida útil, um aspecto extremamente valioso porque, como você certamente sabe, o custo das máquinas geralmente é muito alto.  

Quais são os três tipos de manutenção corretiva? 

Com base na gravidade da avaria, podemos distinguir 3 tipos diferentes de manutenção corretiva.

Vejamos cada um deles em detalhes:

Manutenção corretiva planejada

Geralmente é adotado quando uma máquina falhou e, uma vez consertada, precisa de verificações periódicas para garantir que tudo esteja em perfeitas condições.

Oprincipal objetivo é verificar se o equipamento funciona corretamente para que a produção da fábrica não seja alterada.

Além disso, se uma substituição de peças ocorreu, a manutenção corretiva planejada é executada para verificar se  as peças de reposição foram bem escolhidas.

Essas tarefas costumam ser muito econômicas, pois é um processo que, com exceção de algumas importantes, consiste apenas em revisar o equipamento.

Manutenção corretiva não planejada

Este tipo de manutenção corretiva visa reparar uma falha e pode ser realizada em dois contextos diferentes:

  • Quando ocorre uma falha inesperada: muitas vezes, as máquinas quebram de forma surpreendente. Nesses casos, é essencial começar a trabalhar imediatamente para que a produção da fábrica não seja alterada.
  • Quando ocorrem falhas durante a manutenção corretiva planejada: é normal que sejam encontradas avarias enquanto a revisão planejada está sendo realizada. Na maioria dos casos, leve, mas deve ser reparado para evitar problemas futuros.   

Manutenção corretiva curativa

Refere-se às ações que são realizadas quando as falhas no maquinário são muito graves e as primeiras tarefas executadas pelos profissionais não foram suficientes para resolver o problema.

O objetivo é salvar o equipamento e, para isso, técnicas sofisticadas são colocadas em prática para que a fábrica não precise investir em novas máquinas.

Existem falhas que são irreparáveis, seja por falta de manutenção ou por um evento pontual e inesperado - como um curto-circuito - que o obriga a ficar sem o maquinário.

Manutenção corretiva com a Cold Jet sem efeitos adversos

Na Cold Jet somos verdadeiros especialistas na implementação  de manutenções preventivas e corretivas para fábricas de diversas áreas.

Sabemos perfeitamente o quanto é importante cuidar do maquinário para a segurança dos colaboradores e da produção de uma empresa e é por isso que oferecemos aos nossos clientes um excelente serviço.

O mais notável é que contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados para realizar tarefas de manutenção eficientes, sempre levando em consideração as características e particularidades da fábrica.

Desta forma, implementarão as técnicas mais eficazes, sem efeitos adversos, para cuidar dos equipamentos de sua indústria.

Na Cold Jet estamos à sua disposição 24 horas por dia, todos os dias da semana, 365 dias por ano, para resolver qualquer problema no maquinário da sua fábrica.

Além disso, você pode contar com nossos conselhos para evitar danos graves que tornem suas máquinas completamente obsoletas e, consequentemente, você tem que investir uma grande quantia de dinheiro em substituições.

Por último, teremos o maior prazer em ser seu aliado no caso de você implementar a manutenção corretiva como parte de um plano integral para o cuidado de seu equipamento.