Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O que é manutenção industrial e como é elaborado o seu plano?

Posted by Paula Vier on 31/03/2023 08:08:09

A manutenção industrial é o processo pelo qual todas as máquinas e elementos que compõem a operação de uma fábrica são revisados em detalhes.

Um dos principais benefícios de cuidar dos equipamentos é a segurança dos trabalhadores da empresa.

Uma máquina danificada pode ser um grande perigo para a saúde dos funcionários, até mesmo para suas próprias vidas.

Outro dos principais objetivos é encontrar falhas a tempo para evitar que seja afetada a produção de uma fábrica.

Além disso, a manutenção industrial é executada para não ter que fazer grandes investimentos em novas máquinas.

Isso porque, se a falha não for detectada a tempo, a empresa provavelmente terá que comprar um substituto para aquele equipamento.

A manutenção industrial não é algo a ser encarado levianamente, mas um plano deve ser estabelecido para realizar um processo verdadeiramente bem-sucedido.

Neste artigo da Cold Jet  vamos explicar do que se trata e quais são os pontos que você deve levar em conta ao planejar o cuidado da sua fábrica.

O que é manutenção industrial? 

É conhecida como manutenção industrial pelo conjunto de ações que é realizado para o cuidado das máquinas e outros elementos que fazem a produção de uma fábrica.

É um processo fundamental, pois ajuda a ter controle sobre o funcionamento dos equipamentos de uma indústria.

Pode consistir em vários níveis, que são refletidos em um documento - impresso e/ou digital - cujas diretrizes devem ser seguidas à risca. 

Para elaborar um bom plano, é necessário realizar um trabalho de pesquisa baseado no monitoramento de uma série de parâmetros e condições que fazem o funcionamento da empresa.

Sua correta implementação trará grandes benefícios para a empresa, principalmente no que diz respeito à saúde dos trabalhadores.

Tenha em mente que uma falha nas máquinas pode ter consequências para a integridade física dos funcionários (há muitos exemplos de acidentes de trabalho graves).

Outra das principais vantagens de uma boa implementação industrial é cuidar da produção da fábrica, uma vez que permitirá detectar a tempo possíveis avarias nas máquinas.

Por fim, deve-se notar que pode trazer economias econômicas significativas para a empresa, pois evitará ter que substituir máquinas que, na maioria dos casos, são extremamente caras.

Quais são os 5 níveis de manutenção industrial? 

Existem diferentes níveis de manutenção industrial e,  com base nas características e desafios da empresa, será escolhido o ou os adequados para o cuidado das máquinas.

Vejamos quais são esses processos:

Manutenção corretiva

Refere-se ao conjunto de ações que uma empresa toma para corrigir os defeitos que as máquinas estão apresentando.

Em algumas empresas, a manutenção corretiva faz parte de um plano de cuidado integral,  através do qual todos os equipamentos são revisados para diagnosticar possíveis falhas. 

Manutenção preventiva

Como o próprio nome sugere, esse nível de manutenção refere-se ao planejamento de ações voltadas para a prevenção de falhas das máquinas.

Para que o processo seja eficiente, é necessário levar em conta as características e o histórico dos equipos para detectar possíveis falhas a tempo.

As intervenções são programadas de forma sistemática e regular, independentemente de haver sintomas de falha. 

A manutenção preventiva é fundamental porque, bem implementada, é essencial para a vida útil dos equipamentos.

Manutenção baseada nas condições

A partir da pesquisa realizada anteriormente para projetar o plano, e as tarefas de manutenção preventiva, são estabelecidas as intervenções no maquinário.

Graças aos dados obtidos, esses trabalhos podem ser atrasados ou avançados, dependendo do estado do equipamento.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva depende das informações coletadas, das condições em que as máquinas operam e das ações tomadas anteriormente para prever com que frequência uma revisão será necessária.

Manutenção prescritiva

É a evolução da manutenção produtiva. É o processo mais sofisticado do momento, que usa inteligência artificial, análise preditiva e aprendizado automático - entre outras coisas - para estabelecer revisões periódicas.

Como fazer um plano de manutenção industrial? 

Grande parte do sucesso de um trabalho de manutenção industrial está em um bom planejamento

Todo esse processo anterior consiste nas seguintes ações:

  1. Estabelecer um objetivo claro: saber exatamente o que precisa ser feito será essencial para estabelecer um plano de manutenção industrial verdadeiramente eficiente.
  2. Elaborar as instruções: tendo claro o objetivo, será muito mais fácil estabelecer os passos a seguir.
  3. Programar tarefas diárias: para uma manutenção ideal, é necessário executar algumas ações específicas diariamente para evitar a deterioração do maquinário (em geral, tem a ver com tarefas de limpeza extremamente simples).
  4. Encontrar os técnicos certos: logicamente, para as tarefas mais complexas é essencial pensar em profissionais treinados para assumir o trabalho.
  5. Organizar as revisões de equipamentos: por último, é necessário estabelecer com que frequência as tarefas de manutenção mais importantes serão feitas, para as quais será necessário prestar atenção aos especialistas contratados para executar essas ações.

Nossas soluções de manutenção industrial 

Se você precisa de verdadeiros profissionais para a manutenção industrial da sua empresa, não procure mais, porque na Cold Jet cuidamos de todo o processo.

Trabalhamos utilizando métodos seguros, ecológicos e extremamente eficientes  para cuidar das máquinas da sua empresa.

Dessa forma, tanto a saúde de seus funcionários quanto a integridade dos equipamentos –e, consequentemente, a produção da fábrica – estarão totalmente seguradas.

Uma vez que você entre em contato conosco, nos encarregamos de estabelecer o plano de manutenção industrial mais eficiente, com base nas características e desafios apresentados por sua empresa.

Nosso principal objetivo é cuidar da saúde de seus trabalhadores  e prolongar ao máximo a vida útil das máquinas em sua indústria.

Saiba mais sobre o serviço de manutenção industrial que oferecemos na Cold Jet.