Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

O que é um refrigerador de vacinas e por que é tão importante?

Posted by Paula Vier on 29/07/2022 07:35:46

E se ouvimos falar de vacinas nos últimos dois anos por causa da pandemia do coronavírus e isso colocou em xeque o mundo como o conhecemos.

Se estamos saindo deste pesadelo é graças às vacinas e é por isso que muitas perguntas surgiram sobre sua conservação.

Nesse caso, uma das principais questões é como manter adequadamente a cadeia fria, para que as vacinas não estraguem.

É um aspecto crucial para que as doses funcionem, já que se quebrarem ou estragarem não terão um único efeito sobre o corpo. Como resultado, não estaremos protegidos contra o COVID-19.

É claro que todas as vacinas precisam ser devidamente armazenadas e aqui o refrigerador desempenha um papel fundamental, um artefato que falaremos neste artigo.

O que é um refrigerador de vacinas?

Um refrigerador de vacinas são unidades elaboradas, projetadas e fabricadas especialmente para o armazenamento de vacinas sensíveis à temperatura, como doses de influenza, rotavírus, Shingrix e doses recentes contra o COVID-19.

Dependendo de suas capacidades, esses freezers podem ser compactos, estilo under-counter ou artefatos verticais grandes.

Os refrigeradores devem ter a capacidade de oferecer as condições certas, para que  as vacinas não sejam danificadas.

Especificamente, de acordo com as características das doses a serem armazenadas, o freezer tem que operar a uma temperatura muito baixa, de modo que sua aplicação proteja o cidadão contra a doença para a qual foi criado. 

Qual elemento é o mais importante para um refrigerador de vacinas?

Enquanto um refrigerador de vacinas tem várias partes importantes, a peça chave para saber se está funcionando na temperatura ideal é o termostato (Controle de Temperatura).

Através deste elemento, você pode controlar e manter as condições necessárias para que as doses não estraguem.

Em outras palavras, o termostato é o elemento através do qual os laboratórios garantem que a temperatura está correta para as vacinas funcionarem.

Como é realizada a cadeia fria de vacinas?

Atualmente, a grande maioria das vacinas deve estar sempre a uma temperatura entre 2°C e 8°C, a partir do momento em que estão preparadas até serem aplicadas.

Lembre-se que a corrente fria pode ser comprometida durante várias etapas, especialmente se as doses tiverem que ser movidas constantemente.

A principal ameaça é a exposição às variações de temperatura, pois pode comprometer seriamente a eficácia das doses (ou até mesmo cancelá-las completamente).

Devido ao surgimentodo COVID-19, novas ferramentas têm sido usadas para levar vacinas com segurança para alguns países com recursos limitados, como refrigeradores solares e querosene.

Outro fator que pode quebrar a cadeia fria são  as constantes quedas de energia, especialmente em locais onde a oferta não é de todo confiável.

Independentemente da vacina, é fundamental que as temperaturas sejam consistentes em todas as etapas. Dependendo da logística, eles podem sempre ser armazenados no mesmo armazém ou podem precisar ser transportados.

Neste último caso, podemos traçar um paralelo com o que acontece com a cadeia fria de alimentos, onde desde a preparação até o destino final (supermercado ou consumidor) os produtos têm que estar em um ambiente gelado.

Bem, a mesma coisa acontece aqui. Se as vacinas tiverem que ser movidas, todo o transporte (caminhões, aviões, navios ou carros) deve ter câmaras frias que permitam que as vacinas sejam armazenadas na temperatura apropriada.

O que acontece se a cadeia fria de vacinas estiver quebrada?

Se a cadeia fria de vacinas for quebrada, a eficácia das doses armazenadas fica comprometida

Se, por exemplo, for um armazém gigante, com centenas de mil vacinas, todas elas serão seriamente comprometidas

É que a cadeia fria permite proteger a estabilidade e eficácia das doses, ou seja, garante sua capacidade imunológica.

No entanto, é improvável que um local espaçoso estrague todas as vacinas armazenadas, exceto problemas graves, como quedas de energia

Mas, é muito comum para um dos muitos refrigeradores que há para apresentar uma falha. Se isso ocorrer, a vacina pode manter sua eficácia por 2 ou 3 horas, o que significa que precisará ser dada rapidamente.

Deve-se notar que, se a corrente fria for quebrada, a dose perde efetividade, mas o paciente não adoecerá.  Absolutamente nada vai acontecer com você, você só vai ter que esperar para receber uma vacina que está em condições. 

A melhor solução de refrigerador de vacinas é da Cold Jet

Na Cold Jet somos especialistas em gerenciamento de cadeias frias e esta é a principal razão pela qual podemos recomendar o gelo seco como uma solução ideal para o armazenamento de vacinas.

Devido à crise de saúde causada pelo coronavírus, ela surgiu como uma alternativa confiável para que as doses não percam sua eficácia.

Assim como na cadeia fria de alimentos, o gelo seco é altamente eficaz para a conservação das vacinas.

Isso porque é um elemento capaz de manter as temperaturas que as doses precisam para não perder sua eficácia.

Além disso, outra das grandes vantagens do gelo seco é que ele pode ser colocado em todos os tipos de refrigeradores a vácuo.

Se você tem um laboratório e está pensando em como armazenar doses para aplicar aos pacientes contra a doença que é, não perca mais tempo e entre em contato com a Cold Jet.

Temos a experiência que você está procurando para aconselhá-lo sobre tudo o que você precisa para responder à produção e uso de gelo seco.

Sabemos que é uma questão sensível, mas temos uma equipe de profissionais que são especialistas na área, que saberão dar-lhe as recomendações que você precisa para o armazenamento de vacinas em seu laboratório.

Confie em especialistas reais! Confie na Cold Jet!