Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Por que o gelo seco é a melhor solução para a engenharia de tecidos?

Posted by Paula Vier on 30/09/2022 05:41:21

O objetivo da engenharia de tecidos é incorporar teorias que restauram, mantêm ou melhoram os órgãos ou tecidos danificados.

Sua importância é absoluta nas áreas de aplicação médica ou no uso de tecidos para detectar ameaças biológicas. 

A medicina regenerativa também incorpora pesquisas sobre autocura.

Portanto, na Cold Jet lhe diremos porque o gelo seco é a melhor solução para a engenharia de tecidos.

O que é engenharia de tecidos e medicina regenerativa?

A engenharia tecidual é um tipo de engenharia biológica que utiliza princípios da medicina regenerativa, para garantir que um tecido teoricamente irrecuperável possa continuar com suas funções, regenerando-se sem problemas.

É um campo multidisciplinar que reúne os benefícios e conhecimentos de médicos, bioengenheiros, biólogos celulares e cientistas, a fim de recuperar a estrutura original de um órgão. 

A engenharia de tecidos é um ramo relativamente novo que aparece no final da década de 1970. 

Naquela época, baseava-se na fabricação de substitutos da pele, utilizando biomateriais e células cutâneas, a fim de criar proteção em pacientes que sofreram queimaduras.

As primeiras práticas utilizaram biópsias de tecidos, para posteriormente colocar suportes onde o novo tecido pudesse amadurecer no paciente. 

No entanto, não foi fácil superar os desafios que a engenharia de tecidos representava:

  • A possibilidade de crescer e expandir células em grandes volumes.
  • A investigação de quais são os biomateriais ideais.
  • As necessidades de vascularização adequada dos materiais de engenharia.

Portanto, a medicina regenerativa utiliza teorias de engenharia e saúde para criar substitutos biológicos que melhorem ou substituam órgãos ou tecidos que não possam mais desempenhar suas funções naturais.

As doenças que a medicina regenerativa geralmente trata são: doenças cardíacas (arritmias, problemas coronários), degenerativas (osteoartrite, discopatia), monogênicas (distrofia muscular, fibrose cística), além de leucemias e linfomas.

Como funciona a engenharia de tecidos?

As células são o elemento mais importante de um tecido, ao mesmo tempo, o tecido é a unidade básica da função no corpo. 

Isso nos conscientiza em poucas palavras da importância da engenharia de tecidos no mundo de hoje.

Grupos de células criam suas próprias estruturas de apoio, que não só desempenham a função de apoiar, mas também atuam como uma estação repetidora. As células, ao mesmo tempo, recebem mensagens do ambiente.

Esses sinais iniciam uma cadeia de respostas e concluem com o que acontece com essa célula. 

Uma vez que os pesquisadores entenderam as respostas dessas células aos sinais, eles conseguiram manipular esses processos para melhorar, reparar ou curar tecidos danificados.

Como funciona a engenharia de tecidos? Através de um processo de criação de andaimes usando proteínas ou outros componentes, onde as células são introduzidas. Se as condições estiverem certas, um tecido será criado!

Também podem ser criados novos tecidos usando um andaime anterior. Esta técnica é aplicada especialmente em órgãos como coração, rins, pulmões e fígados. 

Em um órgão doado, as células caem e é o andaime de colágeno que permanece, que é usado para que novos tecidos cresçam.

Quais os Benefícios da Engenharia de Tecidos?

Em muito pouco tempo, a engenharia de tecidos e a medicina regenerativa poderão manter o corpo sem a necessidade de substituir órgãos pelas complicações que isso implica.

Entre todas as vantagens e benefícios que a engenharia de tecidos traz para nossas vidas, escolhemos as três mais destacadas:

Compatibilidade absoluta

Talvez a maior vantagem da engenharia de tecidos seja a de criar órgãos e tecidos a partir das próprias células do paciente. 

Isso significa que o corpo identificará os andaimes como próprios, evitando qualquer tipo de rejeição que possa colocar em risco o receptor.

Possibilidade de replicar qualquer tipo de célula

Uma vez que o problema estrutural com andaimes tenha sido reparado, poderia surgir algum tipo de estrutura biológica

No momento isso não é possível, mas será no futuro, por isso será possível eliminar quaisquer problemas que surjam durante o processo de substituição de tecidos danificados no corpo.

Vantagens de ser células novas

As células utilizadas na medicina regenerativa são muito jovens, o que previne a possibilidade de anormalidades genéticas, como poderia acontecer com células-tronco.

Acredita-se que a engenharia genética forneça vantagens a médio prazo que minimizem as complicações dos transplantes. 

Além disso, os cientistas dizem que a semeadura ativa e o isolamento celular aumentarão os benefícios na pesquisa de engenharia de tecidos.

Por que utilizar gelo seco na engenharia de tecidos?

Nós já sabemos que o gelo seco também é conhecido como neve carbônica e é dióxido de carbono no estado sólido

Sua temperatura é em torno de -78°, sendo sua potência de resfriamento três vezes maior do que a do gelo convencional.

A engenharia de tecidos requer muita concentração de temperaturas frias e o gelo seco evita todos os tipos de preocupações com isso, uma vez que a produção de gelo seco no local é a solução ideal para manter as temperaturas críticas com confiança.

Não esqueçamos que a entrega de tratamentos pela logística aérea requer uma manutenção garantida da temperatura crítica.  Produzir gelo seco no local e combinar com uma solução de resfriamento abrangente é uma excelente ideia!

Cada um dos diferentes tratamentos terapêuticos requer diferentes propriedades de resfriamento. É por isso que as características únicas do gelo seco o tornam ideal para suas necessidades. 

De fato, o gelo seco tem se mostrado superior às necessidades de refrigeração em diversas áreas terapêuticas: Oncologia, doenças infecciosas e vacinas, diabetes, doenças cardiovasculares, engenharia de tecidos e outras doenças.

A principal vantagem da produção  de gelo seco para a engenharia de tecidos é que o gelo seco não possui água em sua composição, dessa forma, ao passar do sólido para o estado gasoso, não deixa nenhum resíduo, o que o torna o elemento mais utilizado no transporte de amostras biológicas.

  • Reduz o desperdício
  • Reduz o peso no transporte (gelo seco se sublima durante o trajeto)
  • Minimiza os custos de transporte
  • Produção de gelo seco sob demanda
  • Assegura a rentabilidade do produto

Se for necessário transportar qualquer material sensível à temperatura, como biológico, a melhor solução é ter profissionais de gelo seco, que tenham as certificações e experiência necessárias.

A engenharia de tecidos e células requer precisão e foco. Preocupar-se em manter células vivas em temperatura crítica não deve ser uma distração. A produção de gelo seco in-loco é a solução ideal para manter as temperaturas com confiança.

A engenharia de tecidos e células requer precisão e foco. Preocupar-se em manter células vivas em temperatura crítica não deve ser uma distração. A produção de gelo seco in-loco é a solução ideal para manter as temperaturas com confiança.