Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Procedimento de limpeza e desinfecção de equipamentos médicos

Posted by Paula Vier on 29/07/2022 07:27:41

É evidente que a constante limpeza e desinfecção de equipamentos médicos é essencial em hospitais, clínicas e consultórios, a fim de evitar que a proliferação de micróbios ameace a saúde dos próprios pacientes e profissionais.

Nesses lugares não basta pegar um pano úmido, um balde e colocar um pouco de lavanda, também é necessário realizar um procedimento especial para ser realmente eficaz.

Cada vez mais proprietários de hospitais, clínicas e consultórios médicos optam pela limpeza criogênica, a fim de garantir que todos os ambientes estejam em condições impecáveis.

É um processo de higiene que tem o gelo seco como protagonista principal, um composto que oferece múltiplos benefícios, entre os quais a capacidade de chegar aos locais mais completos, que não deixa umidade e que é 100% ecológico.

Como verdadeiros especialistas nesta nova técnica, na Cold Jet vamos explicar suas principais características para que você leve isso em conta na hora da limpeza e desinfetação de equipamentos médicos .

O que é limpeza e desinfecção?

Quando falamos em limpeza, nos referimos ao processo pelo qual a matéria orgânica ou sujeira que encontramos em um determinado lugar é removida.

Produtos de limpeza ou detergentes eficazes geralmente são utilizados para remover vestígios de graxa ou lixo embutido usando apenas um pano. 

A desinfecção, por outro lado, é uma ação que consiste em eliminar os microrganismos que vivem nas superfícies.

É muito importante que esse processo seja realizado logo após a limpeza, para garantir que os ambientes estejam impecavelmente limpos.

Na grande maioria dos casos, os desinfetantes são utilizados dependendo do microrganismo a ser atacado (vírus, bactérias, fungos e outros).

Sem dúvida , a limpeza criogênica veio para revolucionar os métodos tradicionais de higiene que conhecíamos até agora.

Portanto, esse processo é realmente eficiente para limpeza e desinfecção industrial, especialmente em locais onde a limpeza é essencial, como é o caso de hospitais, clínicas e consultórios médicos.

Como é realizado o processo de limpeza e desinfecção?

Ao limpar e desinfetar equipamentos médicos, o mais importante a considerar é que os microrganismos estão por toda parte. 

Nem todos são prejudiciais à saúde, mas existem algumas (bactérias, vírus e mofo) que apresentam riscos consideráveis e é por isso que é necessário encontrar um processo que os elimine completamente.

A limpeza criogênica é uma técnica baseada na projeção de partículas de CO2 no estado sólido; partículas de gelo seco (pellets) são aceleradas a 300 m/s a - 80°C que, quando impactadas contra uma superfície, passam para um estado gasoso. 

Isso gera um choque térmico através de um sistema de ar comprimido, que faz saltar completamente toda a sujeira acumulada, deixando o ambiente limpo e sem qualquer dano. 

Esse processo é rápido porque não é necessário fazer o desmantelamento prévio e a posterior remontagem, o que acelera significativamente toda a higiene e desinfecção.

Outra das particularidades da limpeza criogênica é que ela é capaz de alcançar os buracos mais comuns, podendo realizar uma higiene profunda em todos os equipamentos médicos. 

Uma das grandes vantagens é que ele não deixa resíduos secundários, como faz, por exemplo, com jateamento de areia. A única coisa descartada é o material retirado da superfície limpa.

Isso porque o gelo nunca passa para o estado líquido, o que é uma novidade porque não deixa vestígios de umidade.

Por fim, vale ressaltar que a limpeza criogênica é um método de limpeza ecológica, sendo muito respeitosa com o meio ambiente, pois não utiliza produtos químicos.

Logicamente, como não é abrasivo, não prejudica os ambientes em que é aplicado, aspecto que também beneficia a vida útil dos equipamentos médicos.

Ao não utilizar produtos químicos, os profissionais que trabalham no hospital, clínica ou consultório, não correm nenhum risco com a limpeza criogênica.

Como desinfetar e esterilizar equipamentos e instrumentos?

Em suma, a limpeza com gelo seco limpa com segurança e completamente  as cavidades complexas e aberturas de moldes médicos e rebarba rapidamente peças acabadas, permitindo assim a produção uniforme de produtos da mais alta qualidade.

É claro que, para isso, é essencial encontrar os equipamentos necessários para aplicar efetivamente esse método e que tudo esteja em condições ideais.

Por isso, na Cold Jet colocamos à disposição as melhores máquinas do mercado, a fim de realizar com sucesso a limpeza criogênica em hospitais, clínicas e consultórios.

Levamos anos projetando e comercializando equipamentos criogênicos de primeira linha para todos os tipos de higiene industrial.

Todas as máquinas do nosso catálogo são feitas com a mais recente tecnologia, uma característica vital porque  facilita muito seu manejo.

Deve-se notar também que o uso de máquinas criogênicas Cold Jet não é um problema! Além disso, como não poderia ser de outra forma, inclui um manual que explica em detalhes como usar o equipamento.

Conhecemos o processo, que nos permite aconselhar os clientes tanto para a compra de equipamentos, como também para a execução do método.

É claro que na área médica não se pode economizar na limpeza e desinfecção de máquinas, já que estamos falando da saúde das pessoas.

Uma higiene profunda e regular é essencial para que pacientes e profissionais não sejam expostos a microrganismos, e que possam trazer sérias consequências para suas vidas.

É por isso que a limpeza com gelo seco é cada vez mais utilizada nesses ambientes, basicamente porque garante máxima limpeza em todos os equipamentos médicos em clínicas, hospitais e consultórios.

Se você tiver dúvidas sobre o maquinário ou como realizar o processo, você pode entrar em contato com a Cold Jet aqui mesmo. Imediatamente estaremos à sua disposição para ajudá-lo em tudo que precisar.