Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Qual máquina de gelo seco para limpeza escolher?

Posted by Paula Vier on 28/11/2022 11:34:28

Sem dúvida, as máquinas de gelo seco são consideradas como um dos grandes avanços tecnológicos dos últimos anos para a limpeza industrial, proporcionando bons resultados e muitos benefícios. 

É por isso que hoje, a oferta de máquinas de limpeza com gelo seco que está presente no mercado, nos dá uma ampla possibilidade de escolher a ideal na hora de realizar uma limpeza criogênica nas indústrias. 

Mas, nesse caso, qual máquina de gelo seco para limpeza devo escolher?  Na Cold Jet, queremos fornecer as melhores recomendações e informações necessárias para selecionar a máquina certa para sua indústria ou necessidades.

Como funciona a máquina de limpeza com gelo seco?

Devemos lembrar que a limpeza criogênica utiliza gelo seco para poder realizar o processo específico de forma ecológica (sem produtos químicos), abrasão ou resíduos secundários.

Neste caso, as partículas de gelo seco expelidas por essas máquinas com uma super velocidade são muito pequenas e a uma temperaturade aproximadamente -70°C.

Ao impactar com as superfícies a serem limpas, o gelo seco vai para um estado gasoso, sendo ideal para cumprir o processo de limpeza de forma eficaz. 

É que o ar e o gelo seco comprimido removem completamente as camadas de sujeira, o que permite limpar adequadamente todas as superfícies em que este método de limpeza é usado (através de uma máquina específica). 

Abaixo, indicaremos algumas informações básicas sobre o funcionamento das máquinas de limpeza com gelo seco:

  • O gelo seco é introduzido no blaster dentro do tanque ou funil (na forma de micropartículas ou pellets)
  • Em seguida, o compressor ou a rede de ar pressurizado é conectado e a unidade de jateamento com gelo seco é ligada.
  • Em seguida, o gelo seco é então misturado com o fluxo de ar comprimido dentro do blaster e acionado por uma mangueira de cozimento.
  • Finalmente, o gelo seco é projetado em superfícies com uma pistola de um bico de pulverização a uma velocidade muito alta.

Que equipamento é necessário antes de começar a limpeza com gelo seco?

Se você quer saber que equipamento você deve ter antes de começar a limpeza com gelo seco, em primeiro lugar, você deve ter a máquina de jateamento com gelo seco, além de uma mangueira de jato e de ar, um aplicador e um bico que se adapte à máquina ou ao uso específico. 

Também precisará de outros elementos para o funcionamento do sistema, como uma fonte de ar comprimido (ar da fábrica ou um compressor de ar), uma fonte de energia elétrica (110v ou 220v) e, logicamente, o fornecimento de gelo seco.  

Além disso, um resfriador também pode ser muito útil, especialmente se um compressor diesel portátil for usado como fonte de ar, pois pode eliminar uma grande parte da umidade do sistema.

Por outro lado, também é importante ter alguns equipamentos de segurança para que a limpeza seja realizada com segurança e sem nenhum tipo de riscos:

Proteção auricular

O nível de ruído na limpeza com gelo seco pode ser muito superior a 85 dB(A), por isso é necessário usar proteção auricular (protetores auriculares).

 Luvas de proteção

As luvas servem como proteção contra o congelamento devido a micropartículas ou pellets de gelo seco.

Óculos de proteção

Os óculos de proteção servem para proteger os olhos de partículas voadoras.

Proteção respiratória

Serão utilizadas proteções respiratórias leves ou elevadas, dependendo da formação de pó ou da concentração de CO₂ que se origine na limpeza.

Alerta de dióxido de carbono (CO₂)

O detector de CO₂ é usado para detectar a concentração de dióxido de carbono no ar. Este dispositivo faz soar um alarme quando uma concentração crítica de CO₂ é atingida.

Sistema de proteção completo

No mercado você também pode obter um sistema de proteção completo que inclui o capacete, uma viseira e equipamentos de proteção para ouvidos e nariz.

Qual máquina de gelo seco para limpeza escolher?

Para que a escolha de uma máquina de limpeza com gelo seco seja ideal para a sua indústria ou caso particular, os seguintes aspetos devem ser tidos em conta:

  • Quais são as necessidades do jateamento com gelo seco?
  • Frequência do jateamento com gelo seco
  • Orçamento
  • Especificações da indústria
  • Características da máquina de limpeza com gelo seco

Na Cold Jet, queremos dar-lhe as melhores recomendações sobre qual máquina de gelo seco para limpeza com gelo seco escolher.

Por isso, aqui lhe diremos as mais solicitadas da atualidade:

Máquinas inteligentes de gelo seco

Este tipo de máquina inteligente permite que você ajuste digitalmente e com muita precisão os parâmetros do jato específico de acordo com a aplicação que você deseja.

Entre estas destacam-se os seguintes modelos:

  • Série Aero2

É uma máquina compatível com Iota para a Indústria 4.0.  Nesse caso,  a série Aero2  é a gama de máquinas de jateamento com gelo seco que oferece o melhor desempenho no mercado hoje.

Com essas máquinas inteligentes, você terá um controle completo do processo de limpeza usando uma quantidade menor de gelo seco e ar. 

É por isso que são consideradas máquinas muito fáceis de usar, intuitivas e ergonomicamente projetadas para a comunidade de usuários.

  • i3 MicroClean 2

É um tipo de máquina de limpeza de micropartículas de gelo seco ideal para IoT na Indústria 4.0.

O i3 MicroClean 2 foi projetada para reduzir a utilização de consumíveis em até -25% em comparação com outras máquinas semelhantes.

Com ela você pode limpar com total segurança várias superfícies um pouco delicadas e cavidades muito complexas.

Também tem a vantagem de que você pode fazer monitoramentos e diagnósticos remotos com a plataforma de inteligência, atendimento ao cliente e suporte Cold Jet CONNECT. 

Máquinas de jateamento com gelo seco de pellets

Esses tipos de máquinas de jateamento com gelo seco são ideais para aplicações em que é necessário um método de limpeza muito mais agressivo.

Entre estas se destacam:

  • Série Aero

São máquinas muito duráveis e de qualidade profissional com rendimento superior. A série Aero oferece  a tecnologia de gelo seco patenteada da Cold Jet em uma ampla variedade de produtos duráveis e de alta qualidade.

Com a série Aero você pode fazer desde uma limpeza suave (1,4 bar) até um jato muito forte a 20 bares.

Sem dúvida, os produtos Aero fornecem a tecnologia de gelo seco patenteada em muitas máquinas, todas muito fáceis de usar e ergonômicas.

  • Série IceTech

Estamos falando de máquinas muito versáteis e confiáveis para aplicações de baixa exigência, embora devido à sua versatilidade também possam ser ideais para aplicações um pouco intensivas.

É por isso que a série  IceTech oferece uma limpeza crítica muito confiável a um preço verdadeiramente econômico.  

Estas máquinas de jateamento com gelo seco IceTech fornecem uma solução abrangente em muitas indústrias, graças às suas funções avançadas e versatilidade operacional.

Máquinas de limpeza criogênica de micropartículas

Estas máquinas de jateamento com gelo seco são ideais nos casos de aplicações que precisam de uma limpeza muito mais delicada ou suave.

Entre os modelos mais destacados temos:

  • i3 MicroClean

Este tipo de máquina possui uma tecnologia patenteada para limpeza suave, utilizando de forma eficiente o gelo seco proporcionando até 45 minutos de limpeza antes da próxima recarga.

Graças à pressão de um jato ajustável, o  i3 MicroClean permite alta flexibilidade para otimizar o rendimento e além disso funcionam silenciosamente.

  • SDI Selecione™ 60

Este tipo de máquina de limpeza com gelo seco usa blocos padrão, pellets de 3mm, pepitas, fatias e até mesmo restos de gelo seco.

Com o SDI Select™ 60 você pode economizar ar comprimido e reduzir os níveis de ruído, limpando adequadamente superfícies delicadas e contaminantes que são muito difíceis de eliminar.

Máquinas especializadas de limpeza com gelo seco

Este tipo de máquina de limpeza é especialmente projetada para aplicações exclusivas que precisam de algumas funções especiais.

Aqui se destaca o modelo Aero C100 Pneumatic, uma máquina pneumática muito potente e eficiente com um rendimento formidável na limpeza.

Além disso, oferece um fluxo livre de pulsos que permite limpar uniformemente em cada uso. 

Também incorpora o sistema  patenteado SureFlow da Cold Jet, que permite que uma carga total de 45 kg seja usada sem obstruções.

A Cold Jet tem as melhores máquinas de gelo seco para limpeza

Para concluir, deve-se destacar que a Cold Jet possui as melhores máquinas de limpeza com gelo seco, sendo muito confiáveis, duráveis e modernas.

Entre as vantagens das nossas máquinas de limpeza com gelo seco, temos as seguintes:

  • Eles são muito fáceis de usar
  • Sistema SureFlow
  • Eles são muito eficientes

 

  • Durabilidade e mobilidade
  • Ergonômicas
  • O tamanho das partículas pode ser variado
  • Tecnologia patenteada de bicos
  • Tecnologia de fornecimento de energia patenteada