Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Refrigeração de alimentos com gelo seco, a melhor solução

Posted by Paula Vier on 27/01/2023 05:41:16

Uma boa refrigeração de alimentos perecíveis é essencial para que a produção não perca suas propriedades nutricionais e o gelo seco está marcando uma tendência neste setor pelo grande número de benefícios que pode trazer.

Carne vermelha, laticínios, peixe e frango, principalmente, precisam manter a cadeia de frio para  chegar em excelentes condições aos supermercados, restaurantes ou nossas mesas.

O gelo seco surgiu como uma ótima alternativa devido às suas características - sobretudo, sua temperatura de -78,48ºC - e sua versatilidade, uma vez que pode preservar a produção tanto na refrigeração quanto no transporte.

Consequentemente, além de ser um aliado indispensável para que os alimentos cheguem em condições impecáveis, seu uso também é uma importante economia em recursos para a manutenção desses ingredientes.

Neste artigo da Cold Jet, líder mundial na produção de gelo seco, vamos dizer-lhe tudo o que precisa saber sobre a utilização deste magnífico composto  para refrigeração  de alimentos para que saiba os incríveis benefícios que lhe pode oferecer.

Como usar gelo seco para conservar alimentos no embarque de produtos congelados?

Uma das grandes preocupações das empresas do setor alimentício é a melhor forma de preservar seus produtos no momento do embarque.

O uso de gelo seco é uma excelente alternativa para manter as propriedades dos alimentos em condições impecáveis durante toda a viagem.

Claro, você tem que tomar certas precauções para que não haja problemas. Vejamos os mais importantes:

  • Todos os produtos devem ser perfeitamente embalados e, o mais importante, isolados do gelo seco.
  • É necessário sempre usar luvas para a manipulação deste composto, já que tem uma temperatura de -78,48ºC. Qualquer contato com a pele pode ser perigoso.
  • Alternar o gelo seco com os alimentos para que suas propriedades sejam mantidas perfeitamente.
  • Evitar mudanças bruscas de temperatura. Se a viagem for longa, adicione gelo para que o resfriamento seja sempre o ideal.

Vantagens de refrigerar alimentos com gelo seco

Alguns dos benefícios de refrigerar alimentos com gelo seco são:

  • Impedem o aparecimento de microrganismos nos alimentos, como fungos e bactérias.
  • Mantém os alimentos em muito boas condições por um longo tempo.
  • O gelo seco é composto de dióxido de carbono e vai diretamente do estado sólido para gasoso. Portanto, não deixa umidade.
  • É estéril, sem cheiro nem cor.
  • Elimina o oxigênio e dilata a fermentação do produto.
  • É quase 3 vezes mais frio que o gelo de água.
  • É rentável e eficiente, principalmente porque pode ser usado durante a conservação e transporte de alimentos.

Quanto tempo pode durar o gelo seco?

O gelo seco evapora - procedimento conhecido como sublimação - e é por isso que se estima que seja usado por três dias.

Recomenda-se ter mais quantidade à mão para reabastecer e, assim, evitar que os alimentos se deteriorem. Você também pode optar diretamente por comprar uma máquina de gelo seco industrial e produzir as quantidades que você precisa.

Principais aplicações do gelo seco em alimentos

Graças às suas numerosas vantagens, o gelo seco está sendo usado em cada vez mais áreas do setor de alimentos.

Vejamos:

Conservação de alimentos

Quando se fala em "conservação de alimentos", é feita referência a todos os processos que são realizados para que os produtos não percam suas propriedades nutricionais.

Na maioria dos casos, a manutenção é necessária em todas as fases da produção.  Ou seja, desde a elaboração até chegar à mesa dos comensais. 

Especificamente, essas fases são: processamento, transporte, venda e consumo final.  O gelo seco tem a particularidade de poder ser usado em todas.

Serviço de catering

O gelo seco é geralmente usado nesses casos para resfriar a bebida e os alimentos. Além disso, tornou-se uma tendência na preparação e apresentação de certos pratos de assinatura, pois dá-lhe um toque especial e único.

Enologia

Em enologia, o gelo seco costuma ser amplamente utilizado, pois é um excelente composto para resfriamento de uvas, maceração carbônica e inertização de depósitos.

Além disso, durante a colheita da uva é usado para evitar a oxidação, um aspecto fundamental para que suas propriedades permaneçam intactas.

Refrigeração no processamento de alimentos com Cold Jet

Na Cold Jet, somos líderes mundiais quando se trata da produção de gelo seco para uso industrial. Neste caso, para o setor alimentício.

O mais importante a destacar é que o gelo seco é um material de grau alimentício aprovado pela EPA, FDA e USDA.

Com mais de 30 anos de experiência, somos a empresa que você está procurando para a refrigeração e transporte dos seus alimentos.

Sabemos perfeitamente o quanto é importante manter as propriedades nutricionais para que sua produção chegue ao seu destino pronta para consumo ou refrigeração – dependendo do que sua empresa faz.

Em qualquer caso, oferecemos máquinas de gelo seco industriais de alta qualidade, com a mais recente tecnologia para a produção em massa deste maravilhoso composto.

Além da refrigeração ideal de alimentos, este composto é extremamente útil para a limpeza das indústrias do setor.

É evidente que, nesta área, é vital manter as instalações em condições impecáveis para que a produção não seja alterada

Adotar o jateamento com gelo seco pode ser a melhor opção para a sua indústria produzir com a higiene que o setor exige

Na Cold Jet contamos com uma equipe de profissionais sempre dispostos para ajudar nossos clientes em tudo o que eles precisam.

Não importa se você tem dúvidas sobre qual máquina escolher para refrigeração de alimentos ou quais benefícios o gelo seco pode lhe trazer, estamos aqui para aconselhá-lo sobre o que você precisa.