Sua Fonte de Soluções em Gelo Seco

Quais sistemas de limpeza industrial são mais eficazes?

Posted by Paula Vier on 03/05/2023 09:47:20

Nunca foi tão importante saber quais são os sistemas de limpeza industrial mais eficazes para aplicar nas instalações de uma fábrica.

O cuidado com a saúde dos trabalhadores e a integridade das máquinas sempre foram importantes, mas neste momento também devemos considerar os possíveis efeitos adversos que o método pode ter sobre o meio ambiente.

Não é nenhuma novidade que a crise climática está causando estragos no planeta e todos nós devemos contribuir, a partir do lugar que temos na sociedade, para que a situação não se agrave.

Portanto, se você tem uma fábrica, é importante que você escolha um sistema de limpeza industrial eficaz e ecológico ao mesmo tempo.

Se você acha que isso é impossível, ou muito caro, então nós da Cold Jet te avisamos que não é. Existem técnicas, principalmente uma, que você pode aplicar em sua indústria que lhe trarão excelentes resultados e, além disso, não é prejudicial ao meio ambiente.

Que tipos de limpeza industrial existem?

Dentre os tipos de limpeza industrial mais utilizados, destacam-se:

Limpeza manual

Embora esteja praticamente em desuso, existem algumas fábricas que ainda optam pela limpeza manual, principalmente se suas instalações forem pequenas.

Não requer nenhum maquinário, basta ter utensílios básicos, como escovas ou panos, e usar certos produtos de higiene (se possível, que não contenham produtos químicos em sua composição para evitar efeitos secundários). 

Limpeza por imersão

Dependendo das necessidades específicas da fábrica, a limpeza por imersão pode ser realizada manualmente (com peças irregulares ou com formas tubulares) ou com máquinas automatizadas específicas.

Deve-se notar que é um processo bastante eficiente, desde que seja realizado em temperaturas ideais (entre 60°C e 80°C). 

Limpeza por pulverização de alta pressão

Este método de limpeza é geralmente usado em todos os tipos de superfícies, sistemas de tubulação e reservatórios.

Para sua aplicação é necessário contar com equipamentos especializados, sendo os pulverizadores fixos ou móveis os mais utilizados.

Graças à pressão exercida pela água, é um processo rápido e eficiente, uma qualidade que o torna um dos métodos mais escolhidos.  

Limpeza com espuma

Este tipo de limpeza é uma excelente alternativa para higienizar espaços complicados, de difícil acesso. Requer uma máquina que projete detergente e gere espuma, que tem um poder aderente muito alto.

A reação abrasiva dos produtos químicos presentes tem a capacidade de remover poeira, metal, partículas e outros tipos de sujeira.

Limpeza com Jateamento de areia

Como o próprio nome sugere, esta técnica consiste em lançar jateamentos de areia a uma pressão muito alta com uma máquina especial.

É uma boa alternativa para limpar fachadas e superfícies duras, bem como para remover manchas de fumaça ou graxa.

Deve-se notar que este método, muitas vezes chamado de sandblasting, pode trazer sérios problemas de saúde para as pessoas, porque a areia às vezes tem produtos químicos ou é substituída por abrasivos potencialmente perigosos.

Jateamento com gelo seco

É um método que vem sendo adotado por cada vez mais indústrias de diversos setores, pois limpa até mesmo as áreas de mais difícil acesso e, além disso, é um processo que respeita o meio ambiente.

Também é importante ressaltar que sua aplicação não tem risco para a saúde dos trabalhadores.

O jateamento com gelo seco requer uma máquina que libere partículas de gelo seco, que, quando atingem uma superfície, passam de estado sólido a gasoso em um instante.

Essa característica significa que não deixa resíduos ou vestígios, nem mesmo umidade, porque o gelo nunca passa ao estado líquido. 

Quais sistemas de limpeza industrial são mais eficientes?

Não há dúvida de que o jateamento com gelo seco é o método mais eficiente para a higiene de indústrias em vários setores.

É um processo rápido, extremamente eficiente - mesmo em áreas de difícil acesso -, cuidadoso com o meio ambiente e que não tem risco para a saúde dos trabalhadores.

Especificamente, é necessária uma máquina criogênica, que é responsável por expelir partículas de gelo seco em alta velocidade.

Utilizam CO2 em estado sólido na forma de pellets, que podem ter um tamanho de até 3 mm.

Essas partículas de gelo seco são aceleradas por ar comprimido em alta velocidade para serem lançadas diretamente na superfície.

Quando as partículas impactam, o CO2 muda imediatamente para o estado gasoso (um processo conhecido como sublimação) e é assim que separa as impurezas que estão aderidas ao piso ou ao equipamento industrial.

O sistema de limpeza industrial mais inovador

O jateamento com gelo seco é um método inovador que está revolucionando o setor industrial devido aos seus excelentes resultados.

Entre seus principais benefícios, é necessário destacar:

  • É um sistema de limpeza ecológico porque não utiliza produtos químicos.
  • Não danifica superfícies por não ser um processo abrasivo, aspecto que também beneficia a vida útil dos equipamentos industriais.
  • O jateamento com gelo seco é rigoroso e completo. Além disso, é capaz de chegar a locais de muito difícil acesso.
  • Não é necessário fazer uma desmontagem antes da limpeza, pois o gelo seco penetrará sem problemas.
  • Ao não usar produtos químicos, a saúde dos trabalhadores não corre nenhum risco, nem a produção da fábrica.
  • É um processo rápido, que praticamente não afetará a produção da indústria.

Limpeza industrial com gelo seco, uma solução para qualquer aplicação em todos os setores

Não importa o setor ao qual sua indústria está dedicada, nem se você precisa limpar pisos ou máquinas,  a higiene criogênica é uma excelente opção para manter as instalações de sua indústria em condições impecáveis.

Com base em suas necessidades específicas, na Cold Jet podemos aconselhá-lo na compra do equipamento perfeito.

Mas isso não é tudo: disponibilizamos aos interessados um catálogo de máquinas de ponta para que você possa adquiri-las a um preço final realmente acessível.

Todos os nossos equipamentos incluem um manual de instruções claro e conciso, embora se você tiver dúvidas você pode entrar em contato com a Cold Jet.